Indo em direção ao desastre?

INDO EM DIREÇÃO AO DESASTRE?

Lição: 02

Texto básico: Jeremias 19:21 e 25:1-11

Para decorar: “Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho, e da maldade das suas ações, e habitais na terra que o Senhor vos deu e a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre”. (Jr 25:5)

Já vimos como foram inúteis todos os esforços do Rei Josias, para conduzir o povo de Judá ao verdadeiro arrependimento. O povo afastou-se da iniqüidade pelo menos superficialmente por algum tempo, mas após a morte do rei, voltou a ela prontamente.
Entre os que lamentavam a morte do Rei, estava o profeta Jeremias, de cujo livro retiramos o texto desta lição. Esta passagem enfatiza o amor de Deus pelo fato de haver chamado o povo ao arrependimento, e avisá-lo das conseqüências que lhes sobreviriam se persistissem no pecado.
Indo em direção ao desastre? É na verdade, a pergunta que fazia, zombeteira e indiferente, o povo de Judá, depois de haver adotado uma atitude de desinteresse pela situação, por pensarem que nada lhes iria acontecer. É uma pergunta que poderíamos dirigir a nós mesmos, a nosso próprio respeito, com toda seriedade.

JEREMIAS-O FIEL PROFETA DE DEUS

Jeremias foi separado e ordenado para ser profeta antes de seu nascimento. (Jr 1:5). Recebeu seu chamado durante o décimo - terceiro ano do reinado de Josias, e daquele momento em diante profetizou fielmente durante reinados de Jeoacaz, Jeoaquim, Joaquim, e até a ocasião em que Jerusalém foi levada cativa, no undécimo ano do rei Zedequias.(Jr 1:2-3).
Suas tristes predições e sua constante condenação da impiedade do povo fizeram com que incorresse no ódio deles. Muitas vezes foi perseguido e insultado. Suas mensagens foram ignoradas e detestadas, mas era a verdadeira palavra de Deus, e não mentiras, tais como as que outros profetas falsos proclamavam, com o intuito de conquistar a simpatia do povo. Por intermédio de Jeremias, Deus condenou aqueles profetas enganadores, bem como aos sacerdotes profanos. (Jr 14:13-16 e Jr 23:9-40). Embora por vezes Jeremias se sentisse desanimado à perversidade do povo, ele entregou fielmente os ternos apelos de Deus ao arrependimento, e seus solenes avisos de uma calamidade pendente. Mas nada do que ele dizia ou fazia servia para demover o povo de iniqüidade.

JUDÁ-O POVO DESOBEDIENTE

Outros profetas, verdadeiros servos de Deus avisaram o povo, como fazia Jeremias, Isaías e Miquéias, que viveram antes dele, Habacuque e Sofonias, que foram seus contemporâneos, e Urias, a quem Jeoaquim mandou matar. (Jr 26:20-26).
Quando diziam: “Convertei-vos agora cada um do seu mau caminho, e da maldade das suas ações, e habitai na terra que o Senhor vos deu e a vossos pais, desde os tempos antigos e para sempre. Não andeis após outros deuses para os servirdes, e para os adorardes, nem me provoqueis à ira com as obras de vossas mãos; não vos farei mal algum” (Jr 25:5-6).
Mas o resultado era sempre o mesmo. O povo não ouvia. Eles endureceram a sua cerviz. E persistiram no pecado e zombaram os avisou de castigo. (Jr 21:13). Deus falou por intermédio de Jeremias não somente a nação de Judá como um todo, mas às autoridades. No quarto ano do reinado de Joaquim, destruídas por Nabucodonosor, e o povo seria levado cativo para Babilônia, onde ficaria por um período de setenta anos. (Jr 25:8-11).
Quando Nabucodonosor guerreava contra Judá, Zedequias enviou mensageiros a Jeremias para indagar dele se o Senhor livraria a nação de seus inimigos. A resposta foi outra previsão de total derrota para os governantes e para a nação, a não ser para remanescente fiel, que seria preservado de entre o povo escolhido.
O destino de Zedequias, que fez o que era mau perante o Senhor, conforme tudo quanto fizera Joaquim, e o do povo, são descritos claramente na Palavra de Deus.
Nem o governo, em o povo deu atenção ao profeta. Nem um outro escapou do desastre.

NABUCODONOSOR-INSTRUMENTO DE DEUS PARA O CASTIGO

O Senhor usou Nabucodonosor (jr 25:9) para castigar a Judá. Como conquistador, ele era muito cruel. Como governante, muitas vezes foi insensato. No livro de Daniel, está registrado: a visão que este rei teve, e que Daniel interpretou; a construção de uma grande estátua de ouro, e o conseqüente lançamento de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego na fornalha ardente; o sonho rei acerca da loucura que o dominou durante sete anos, como Daniel previra.
Deus não fez Nabucodonosor cruel ou ímpio. Tampouco ignorou a iniqüidade dele e de seus sucessores, que reinaram durante os setenta anos em que Judá foi mantida cativa em Babilônia (JR 25h12min). Deus castigou a Judá, usando para isso Babilônia. Mais tarde, porém, castigou Babilônia por sua própria iniqüidade.
Por seu amor, Deus deu a Judá a mesma chance de escolher, que dá a nós, individualmente ou como nação: obedecer e prosperar; desobedecer e sofrer a derrota. Como filhos obedientes; é possível que soframos tribulações, como aconteceu a Jeremias e a Jó, mas o Senhor disse: Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus. (MT 5:11-12). Sim, é possível que sejamos provados, mas Deus nunca permite que a tentação venha, sem nos dar a capacitação para suportá-la (1º Co 10:13).
Vimos, então, a escolha que Judá fez, entre obedecer e desobedecer, como também suas conseqüências. Oque você escolherá para a sua vida?

EXAMINE AS ESCRITURAS

1. Quando Jeremias foi separado e ordenado profeta?
2. Por que ele foi odiado e muitas vezes perseguido?
3. Que efeito tiveram sobre Judá os apelos de Deus para que o povo se arrependesse, e os avisos de um castigo iminente?
4. Como Deus usou Nabucodonosor?
5. Por que Deus preservou um remanescente fiel?

EXAMINE SUA VIDA

1. Leia em voz alta o texto da lição, Jeremias 25:1-11. Apliquo à sua vida. O Senhor lhe falou através dele? Como? E se não, por que? Você atende à sua Palavra.
2. Deus ocupa o 1º lugar em sua vida? Se não por que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário