Muito pouco, muito tarde

Estudo: Muito pouco, muito tarde
Lição: 01
Para decorar: "Porque me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?". (Lc. 6:46)

UM REI ARREPENDIDO

Josias era filho do mau Rei Amom, neto de Manassés, o mais ímpio de todos os reis de Judá. Quando foi assassinado, o povo matou os conspiradores e proclamaram a Josias, que contava então apenas oito anos de idade. Fez ele o que era reto perante o Senhor, andou em todo o caminho de seu pai Davi e não se desviou nem para diria nem para esquerda. (Rs. 22:2).
Aos 20 anos de idade, ele começou a remover de judá a idolatria. Aos 26 dirigiu as obras de restauração do templo. (Rs. 22:3-7).
Quando estas já estavam em andamento, o sacerdote Hilquias encontrou no templo o livro da lei de Moisés. Deu-o a Safã, o escriba, que o leu para Josias. Aterrado com a ameaça da ira de Deus que sobreviria a Judá, por não haver a nação obedecido à lei, o jovem rei mandou consultar a profetiza Hulda, com relação ao livro. Esta confirmou o que estava escrito, e então ele reuniu o povo e leu para ele todas as palavras do livro da aliança que fora encontrado na casa do senhor.(2 Rs. 23:2). Em seguida, fez uma aliança com Deus, à qual todo povo anuiu, decidido a seguir o Senhor e guardar os seus mandamentos, testemunhos e estatutos, de todo o coração e alma.(223:3). Josias não apenas restaurou o templo, mas também removeu dele todas os utensílios que se tinham feito para Baal, e para o poste ídolo e para todo o exército dos céus. O fato de tais utensílios estarem no templo, bem como as condições em que o templo se encontrava, demonstram como o povo estava mergulhado no pecado, e na idolatria. E com fervor ainda mais intenso, Josias procurou abolir o culto pagão. Destruiu altares, profanou os lugares de culto e matou os sacerdotes. depois ele ordenou que o povo observasse a Páscoa, segundo as determinações do livro da lei.
A palavra de Deus não apenas despertou Josias para que enxergasse a sorte que aguardava o povo, mas também levou-os a um arrependimento pessoal. (2Rs. 23:25).
Quantos de nós, hoje, somos quebrantados pela Palavra, e obedecemos a ela como fez Josias? Você, com sua vida agitada, encontra tempo para lê-la, estudá-la e meditar nela?

A BÊNÇÃO DE DEUS

Falando através da profetiza Hulda, o Senhor disse a Josias o seguinte: "Porquanto o teu coração se enterneceu, e te humilhaste perante o Senhor, quando ouviste o que foi contra este lugar, e contra os seus moradores... e rasgaste as tuas vestes, e choraste perante mim, também eu te ouvi.(2Rs. 22:19).
Deus ouve e perdoa o arrependido, quando este se humilha, ora e busca a sua face, e abandona seus maus caminhos, "pecados, traições e mentiras", como declarou Salomão em resposta à sua oração pelo povo, quando da dedicação no templo. Humilhar-se, orar, buscar, e dar meia volta, são elementos que identificam o verdadeiro arrependido.
Deus não somente ouve e perdoa. Ele poupou a Josias, e este não testemunhou o castigo que cairia sobre Judá, por causa da desobediência e idolatria do povo.

UMA NAÇÃO APENAS DESPERTADA

Josias constitui-se um exemplo de arrependimento verdadeiro e total e regeneração espiritual, bem como de verdadeira justiça em um indivíduo. Judá é o exemplo de uma nação que não se arrependeu, que se degenerou, que passou por uma reforma superficial e justiça externa.
Judá não podia ter esperança de sobreviver a não ser pelo poder de Deus. Mas a nação desobedeceu e abandonou o Senhor, preferindo os ídolos e pecados. As reformas religiosas foram por demais tardias para levar o povo a um arrependimento genuíno. Eles se uniram a Josias na aliança se seguir ao senhor e guardar seus mandamentos de todo o coração e alma. Observaram a Páscoa da forma como estava determinada, no livro da aliança. Nunca se celebrou tal páscoa como esta desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem durante os dias dos reis de Israel, nem nos dias dos reis de Judá. (2 Rs. 23:22). E durante os dias de Josias, eles não se desviaram do seguir o Senhor, Deus de seus pais. (2 Cr. 34:33).
Mas depois Josias morreu e o povo voltou a idolatria e aos pecados.

A CONDENAÇÃO DADA POR DEUS

Deus nunca castiga ninguém sem primeiro avisar, e nunca deixa de castigar quando o aviso é ignorado. Enquanto o povo obedeceu ao Senhor durante o reinado de Josias, Deus reteve o castigo, mas este seria inevitável (2 Rs. 23:26-27). A nação zombou dos mensageiros de Deus, desprezou suas leis, maltratou seus profetas até que subiu a ira do senhor contra o povo, e não houve remédio algum. (2 Cr. 36:16).
A queda de Judá constituiu-se numa solene advertência para todas as nações hoje. Não vos enganeis; de Deus não se zomba; pois quilo que o homem semear, isto também ceifará. (gl. 6:7). As nações também colherão, você colherá. Então, não deveríamos examinar a nós mesmos, arrepender mo-nos verdadeiramente, e viver como Deus deseja que vivamos, capacitando-nos para isso? E depois, quando estivermos gozando de um relacionamento correto com Deus, não deveríamos levar as nações a atentar para a palavra de Deus, antes que sua ira se acenda contra nós, e não mais haja remédio? Tão certo como o castigo pelo erro, são as bênçãos como prêmio para uma vida justa. O que semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna.(Gl. 6:8)

EXAMINE AS ESCRITURAS

1. Quem eram Hilquias, Safã e Hulda?
2. O que foi encontrado por ocasião dos reparos do Templo?
3. Qual foi a mensagem que veio de Deus através de Hulda, com referência a Josias? E a Judá?
4. Cite os vários aspectos de um verdadeiro arrependimento, apresentados em 2 Crônicas 7:14.
5. Porque o castigo de Deus sobre Judá era inevitável?

EXAMINE SUA VIDA

1. Qual é o efeito que a Palavra de Deus causa em sua vida? Você tem uma boa desculpa para o fato de não conhecer a Palavra? Está seguindo um plano sistemático para o estudo da Bíblia (Palavra)?
2. Examine sua vida passada. Quando foi que Deus o castigou? Porquê? Você se rebelou ou sentiu-se grato pelo castigo? O que você poderia ter feito, se Ele não o houvesse detido?
3. Leia Gálatas 6:7-8. O que você esta colhendo?

APLICAÇÃO PRÁTICA

Um amigo seu, de nome Ary, tem um passado cheio de altos e baixos, e o presente não é muito melhor. Ele magoou a esposa e envergonhou os filhos. Mas ultimamente, talvez em atenção às orações da esposa, está lutando contra seus maus hábitos e práticas. Esta cada vez mais tomado de remorsos pelas coisas que fez. Sua esposa lhe pede que você e sua família vão jantar com eles.
Após o jantar você e seu amigo estão conversando, e de repente, ele abre o coração para você. Derrama uma torrente de confissões de pecados, os quais são tão horríveis, que você fica chocado. Você lhe fala de Cristo e de sua maravilhosa graça, mas ele responde: "Não sei; sou muito ímpio. Já fui longe demais para ser perdoado. Deus falou a mim, alguns anos atrás, mas recusei-me a atendê-lo. Agora é tarde demais".
Como você pode ajudar este amigo? Acha que ainda há esperanças para ele? Porque?
Converta-se a Deus e Ele satisfará os desejos do teu coração, e lhe restituirá a alegria, a vida no aspecto espiritual, social, econômica, e muito mais: basta somente que se arrependa dos seus pecados e maus caminhos, e se entregue a Cristo."Eis que estou a porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta do seu coração, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele Comigo"(Ap. 3:20). Nunca deixe para amanhã o se arrepender, pois amanhã pode ser muito tarde!! Pense nisso!!!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário